terça-feira, 1 de dezembro de 2015

REBAIXADOS EM 2014, UBERLÂNDIA E COMBATE BARREIRINHA CELEBRAM ACESSO NA SÉRIE B

Fotos da comemoração: Jornal Balançando a Rede / Fotos do rebaixamento: Guilherme Becker
O final da temporada de 2014 foi triste para os torcedores do Combate Barreirinha e do Uberlândia. Com campanhas ruins no Campeonato Amador da Capital Série A, ambas as equipes acabaram sendo rebaixadas para a segunda divisão. Porém, nada como um dia após o outro. Neste ano os times disputaram a Série B e no último sábado (28) confirmaram a vaga para a final da competição e o retorno para a elite do futebol amador.

Se o final de 2014 teve lágrimas no Barreirinha e na Vila Formosa, este ano o final de temporada é de festa. Após disputarem arduamente a Série B da Suburbana, Combate Barreirinha e Uberlândia são os finalistas e disputarão a grande final da competição. Porém mesmo antes de definir o campeão, já se pode afirmar que objetivo de ambos foi alcançado e que o título é apenas para coroar uma campanha de reabilitação no futebol amador.

COM TESTE PARA CARDÍACOS, EQUIPES RETORNAM À ELITE


Para disputar a Série B as equipes rebaixadas em 2014 resolveram se reformular. O Combate Barreirinha passou por uma grande reestruturação no elenco e o Uberlândia tomou a mesma medida. Com mudanças dentro e fora das quatro linhas, as equipes tiveram um início de competição um pouco diferente, entretanto na fase final as mudanças surtiram efeito para ambos e o acesso foi alcançado com uma dose de dramaticidade.

Foto: Dirceu Maschio
Na primeira fase da competição o Combate Barreirinha encontrou seu ritmo de jogo mais rápido e teve mais facilidade para conseguir a vaga para a segunda fase. Já o Uberlândia conquistou um lugar entre os oito melhores da competição apenas na última rodada da primeira fase. Classificados, os times mostraram na segunda fase que queriam retornar a elite e terminaram na liderança de seus grupos.

Porém, as semifinais reservaram grandes emoções para os apaixonados pelos clubes. Por uma vaga na elite, o Combate enfrentou o forte elenco do Capão Raso. Na primeira partida empate em 1 a 1 no estádio do Capão. Neste sábado (28), no jogo da volta, no Recanto Tricolor, o Capão Raso se sentiu em casa no primeiro tempo e venceu por 3 a 1. Porém, na etapa final o Combate foi guerreiro, lutou até o final e alcançou o empate em 3 a 3, que levou a partida para os pênaltis. Nas cobranças, melhor para os donos da casa e festa do Combate.

Já o Uberlândia abriu vantagem na primeira partida da final ao vencer o Imperial por 2 a 1 no estádio Gustavo Schier. Na partida de volta, neste sábado (28), o confronto se encaminhava para o 0 a 0. Entretanto, aos 41 minutos da segunda etapa o árbitro assinalou pênalti para os donos da casa que converteram e levaram a decisão da vaga para os pênaltis. Apesar da pressão no estádio Octavio Silvio Nicco, os atletas do Uberlândia tiveram mais precisão e confirmaram o retorno à primeira divisão.

Garantidos na elite do futebol amador de 2015, Combate Barreirinha e Uberlândia disputarão o título da Série B nos próximos finais de semana. A primeira partida será dia 5 de dezembro no estádio Gustavo Schier e o jogo de volta no Recanto Tricolor, no dia 12 de dezembro.


Por Guilherme Becker