sexta-feira, 11 de setembro de 2015

CARTÕES, APITO E CORAGEM: 11 DE SETEMBRO, DIA DO ÁRBITRO



Não existe na história do esporte uma profissão mais difícil do que a de árbitro esportivo. Os únicos de uniforme diferente nas disputas são os responsáveis pela justiça no esporte e também por ditar as regras quando a intervenção é necessária. Para homenagear os guerreiros do apito, o dia 11 de setembro é dedicado ao profissional da arbitragem.


A lembrança do dia é válida para todos os esportes, porém como o nosso preferido é o futebol, hoje a homenagem é para os árbitros de futebol. Comandar uma partida dentro das quatro linhas não é para qualquer um. É preciso muita competência, responsabilidade, técnica, auto-controle e bom senso. Ninguém é árbitro por acaso, ninguém ganha o direito de apitar um jogo sem a autoridade necessária.

Estar em campo com os cartões no bolso e o apito nas mãos é uma mistura de sensações. Poucos ali te conhecem, mas todos lembram da sua mãe. Ninguém sabe o seu passado, mas todos estão prontos para lhe julgar. Se o time do coração perder, independente da situação, a torcida já sabe quem foi o culpado. Acertar na decisões é obrigação, mas ser lembrado após um bom trabalho é rara exceção... santa incoerência!

Correr mais do que todos em campo, seguir a bola com toda atenção e quando ela esbarra acidentalmente em seu corpo, ouvir lembranças de todos os lados das torcidas. Vaias, insultos, maldições, cânticos e, infelizmente, até agressões físicas fazem parte da pressão do dia a dia de trabalho. Os derrotados perdem por causa deles e os vitoriosos vencem apesar deles.

Para os espectadores, o árbitro é aquele responsável por todos os erros, a explicação para todas as desgraças e o culpado pela falta de qualidade dos atletas. Mas o que seria do futebol sem eles? Errar é humano e a perfeição ainda não está ao alcance dos homens. Assim como marcar um pênalti inexistente é um erro, a simulação dos jogadores em campo é anti ético e o julgamento sem provas é um crime.

Como singela homenagem, o Blog Gol de Pauta parabeniza a todos os profissionais de arbitragem do futebol paranaense que, tirando raras exceções, sempre colaboram com o trabalho da imprensa para valorizar o esporte.   

Por Guilherme Becker