quinta-feira, 30 de julho de 2015

O APITO FINAL! Leandro Barros Nunes se despede do Futebol Amador paranaense

“Estou saindo para uma nova carreira e já apitei hoje com um sentimento de saudade, um sentimento de nostalgia. Além de fazer o que gosto, que é estar trabalhando com arbitragem, também vou perder muito do convívio com os colegas, que são amigos que passam por diversas dificuldades no campo. Dificilmente somos elogiados, então quando no máximo fazemos um bom trabalho, saímos de campo esquecidos!”






Ser árbitro de futebol não é das profissões mais fáceis. Entrar em campo todos os finais de semana com a torcida contra é apenas um dos adversários que os donos do apito precisam superar. Vaias, cânticos ofensivos, reclamações e muitas homenagens a familiares são constantes e para realizar seus trabalhos com eficiência é necessário muita concentração, competência e profissionalismo. Porém, talvez o objetivo mais difícil de ser alcançado seja ser reconhecido pelo bom trabalho em campo e ganhar a admiração de colegas de profissão.

Se possuir árbitros dignos de admiração em seu quadro de arbitragem é uma vantagem, a Federação Paranaense de Futebol sofreu uma grande baixa nesta semana. Leandro Barros Nunes deu seu apito final neste sábado (25), no confronto válido pela quarta rodada do Campeonato Amador da Capital entre Novo Mundo e Urano. O mediador comandou pela última vez na temporada uma partida oficial e se despediu definitivamente do futebol amador paranaense.

O árbitro que possui grande admiração entre colegas de profissão, representantes de clubes e até mesmo torcedores, dá uma pausa na carreira dos apitos para iniciar uma nova profissão. Leandro Barros iniciará uma nova fase de sua vida após muitos estudos e dedicação. No próximo mês, o curitibano se apresenta em Brasília para o curso de formação da Polícia Federal.

Foto: Guilherme Becker
Leandro sempre teve um apreço pela carreira militar e chegou a ser oficial temporário do Exército Brasileiro. Aliás, foi nesta fase que o curitibano conheceu o apito. Jogador profissional das horas vagas, durante uma partida no quartel Leandro estava machucado e não podia jogar, por isso, foi convidado para apitar a pelada dos amigos. Neste momento, surgia uma revelação da arbitragem paranaense. O resultado do comando da partida foi tão bom, que o incentivou a investir na carreira esportiva.

Mais experiente, com 33 anos de idade e uma carreira na Federação Paranaense de Futebol, que inclui recentemente um final do interior do Campeonato Paranaense e a partida teste da Arena da Baixada, Leandro está pronto para novos desafios. Agora em sentido contrário, Nunes deixa a carreira de arbitragem de lado e volta o foco para a área policial. Assim como o apoio foi grande para enfrentar os adversários com o apito, a inspiração familiar motivará Leandro a buscar seus novos objetivos.

Porém, o curitibano não pretende abandonar os cartões e o apito. Como após a formação na Polícia Federal não há possibilidade de retorno a Curitiba, o confronto entre Novo Mundo e Urano foi o último da carreira de Leandro no futebol amador. Mas, o sonho de integrar o quadro de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol e apitar os principais campeonatos do país segue junto aonde for.

Foto: Guilherme Becker

“Eu continuo com o pensamento, mas na verdade preciso dar prioridade a carreira de policial federal. Se for liberado com certeza irei apitar até meus 45 anos porque é uma coisa que gosto e sou apaixonado. O apito final de hoje foi um até breve. Possivelmente pro amador foi um adeus porque dificilmente vou conseguir vaga em Curitiba, mas para a arbitragem espero que seja um até breve”, declarou Leandro Barros Nunes.


Como em uma partida de futebol era difícil agradar a todos os lados, Leandro Barros contará como uma experiência na nova profissão. Assim como os desafios dos gramados, as delegacias também estão cheias de adversários a serem batidos a cada dia de trabalho. Agora, a justiça não é apenas dentro das quatro linhas e sim pelo bem de uma nação.


Por Guilherme Becker