sexta-feira, 26 de junho de 2015

ENFIM CHEGOU A HORA, BEM-VINDA SUBURBANA 2015!

Após 192 dias, 4.608 horas e mais de seis meses de espera, chegou a hora de a bola voltar a rolar pelo Campeonato Amador da Capital. Neste sábado (27) ocorre a estreia da Suburbana 2015 e seis campos de Curitiba recebem as partidas da primeira rodada.

Neste ano o formato de disputa da 74ª edição mudou e as equipes iniciam a competição divididas em dois grupos. O Grupo A é formado por Nova Orleans, Iguaçu, Bangu, Trieste, Novo Mundo e Vila Fanny, enquanto que o Grupo B tem Operário Pilarzinho, Santa Quitéria, Vila Hauer, Renovicente, Urano e Nacional. No primeiro turno os times duelam com os oponentes do outro grupo e no returno os confrontos são diante dos adversários das respectivas chaves.

As quatro equipes que somarem mais pontos de cada Grupo avançam para a próxima fase. Na segunda fase dois novos grupos serão formados e as equipes se enfrentam em turno e returno dentro de suas respectivas chaves. Os dois melhores colocados de cada grupo avançam para as semifinais. Daí até a final são jogos eliminatórios em partidas de ida e volta. As duas equipes que somarem menos pontos na primeira fase serão rebaixadas para disputar a Série B em 2016.

Todos os jogos da primeira rodada da Suburbana 2015 ocorrem neste sábado (27), às 15h30, confira os confrontos:


VILA HAUER X NOVO MUNDO | Estádio Donato Gulin


O Tricolor do Hauer recebe o elenco de Ivo Petry na abertura da competição. Porém para a estreia o time da casa já terá seus primeiros obstáculos da temporada. O clube se reforçou de diversos atletas vindos do campeão de 2014 União Nova Orleans (UNO), entretanto, a falta de acordo entre as diretorias acabou tirando os jogadores da estreia. O UNO não liberou e alguns atletas como Alex Oliveira, Chapinha e Dudu não poderão jogar. Por outro lado o Novo Mundo vem com a base entrosada do Bandeirantes, que disputou a Taça Paraná no primeiro semestre.

IGUAÇU X NACIONAL | Estádio Egydio Ricardo Pietrobelli


O segundo maior campeão da Suburbana estreia em casa na Suburbana 2015. O Iguaçu recebe o campeão da Série B 2014, Nacional. Diferentemente da maioria dos elencos, no confronto não deve ter problemas de falta de entrosamento. Tanto o Alvinegro de Santa Felicidade como o Nacional possuem grupos de jogadores acostumados a jogarem juntos. O treinador Juninho trouxe a base que conquistou a Taça Paraná, com a camisa do Fanático. Já o time do boqueirão manteve grande parte do elenco de 2014.

SANTA QUITÉRIA X TRIESTE | Estádio Maurício Fruet


No Maurício Fruet o confronto de abertura é um dos mais aguardados. A sensação dos últimos anos, Santa Quitéria, recebe o maior campeão do campeonato, o Trieste. Ambas as equipes passaram por uma grande reformulação e estreiam treinadores. Do lado dos mandantes Leandro Chibior retorna ao comando técnico, enquanto que o Tricolor da Colônia aposta em Mario Jr, o Feijão, treinador que comandará pela primeira vez uma equipe da Série A da Suburbana.

NOVA ORLEANS X URANO | Estádio José Drulla Sobrinho


O atual campeão da Suburbana estreia em casa diante do Urano. O confronto repete a abertura do campeonato do ano passado, entretanto com inversão de mando de campo. Na ocasião, o Alviverde não se intimidou com o território rival e aplicou uma sonora goleada por 6 a 2. Porém, o primeiro semestre deste ano não foi como esperado para o atual campeão e muitas mudanças ocorreram às vésperas do início do campeonato.

BANGU X RENOVICENTE | Estádio Octavio Silvio Nicco


No belo Estádio do Mossunguê, Bangu e Renovicente iniciam suas caminhadas na Suburbana 2015. O Bangu tenta iniciar bem a competição para ganhar ritmo e evoluir no campeonato. No ano passado a queda de rendimento na segunda fase comprometeu a campanha do clube. O mesmo problema afetou o jovem elenco do Reno. O time teve um início avassalador, mas em uma sequência negativa incrível, nem teve chances na segunda fase.

OPERÁRIO PILARZINHO X VILA FANNY | Estádio Bortolo Gava



No estádio do Pilarzinho, o encontro de vices em 2014 marca o início da Suburbana. O vice-campeão da Série A, Operário Pilarzinho, recebe o vice-campeão da Série B Vila Fanny. Os mandantes mantiveram uma base do ano passado. Já o Fanny participou da Copa Amador da Capital no primeiro semestre para ganhar ritmo de competição. Apesar de não fazer uma boa campanha, a expectativa é de uma temporada tranquila.


Por Guilherme Becker