quarta-feira, 8 de outubro de 2014

IGUAÇU: TRADIÇÃO, ELENCO EXPERIENTE E ARTILHEIROS CARREGAM O FAVORITISMO

Uma das equipes mais tradicionais do futebol amador de Curitiba, o Iguaçu chega entre os favoritos nesta segunda fase da Suburbana. Após liderar boa parte desta fase inicial do campeonato, o Alvinegro perdeu apenas uma partida das onze rodadas. Apesar de obter um aproveitamento de quase 80%, o time não conseguiu assegurar a melhor campanha e com 26 pontos encerrou esta a etapa na segunda posição, garantindo um ponto extra na sequência do torneio.

Na segunda fase o Iguaçu caiu no Grupo C, ao lado de Nova Orleans, Vila Hauer e Trieste. A chave não é das mais fáceis. O Hauer é o responsável pela única derrota do Alvinegro na competição. O Orleans apresentou uma grande evolução nas últimas rodadas e chega forte. Completando o grupo, nada menos que o maior campeão da Suburbana e rival, Trieste.

A TRAJETÓRIA


O Iguaçu iniciou a competição deste ano com o objetivo de fazer melhor que na temporada passada. Em 2013, o Alvinegro também teve uma excelente primeira fase, mas caiu de rendimento e não conseguiu superar as semifinais.

Logo nas duas primeiras rodadas, duas vitórias expressivas. Na estreia, 2 a 0 no forte Bangu e na sequência, triunfo pelo placar mínimo fora de casa diante do Nova Orleans. Pelo saldo de gols, o time assumiu a liderança, porém, um tropeço na terceira rodada fez o Alvinegro descer para a terceira posição. O elenco não conseguiu superar o Novo Mundo e acabou empatando em 1 a 1 diante da torcida.

O clássico contra o Trieste na semana seguinte era decisivo para o time não se distanciar da ponta tabela. Em um confronto emocionante, vitória dos alvinegros por 3 a 2. Mas, na quinta rodada, um novo empate no Estádio Egydio Pietrobelli, 1 a 1 com o atual vice-campeão e carrasco do ano passado, Santa Quitéria.

O time chegou a metade da primeira fase sem perder, entretanto, não conseguia emplacar uma série de vitórias. Até que a partir da sexta rodada, o time deslanchou. Quatro triunfos em sequência. Em casa o time bateu o Renovicente por 3 a 1 e o Uberlândia por 2 a 0. Longe dos seus domínios, três pontos de virada contra o Urano, 2 a 1, e um duelo emocionante vencido por 4 a 3 contra o Operário Pilarzinho.

Os resultados fizeram o time assumir a liderança e garantir o ponto extra da próxima fase, faltando duas rodadas ainda para o final da primeira fase. Porém, na 10ª rodada, o time conheceu a primeira derrota. O Alvinegro fez uma boa partida, mas após sofrer gol nos 10 minutos finais, viu o Vila Hauer vencer por 2 a 1. O revés custou a primeira posição, que agora era do Santa Quitéria. Na última semana o Iguaçu fechou a caminhada com uma vitória por 3 a 1 contra o Combate Barreirinha, mas não conseguiu alcançar novamente a primeira posição, terminando a fase com a segunda melhor campanha.

#OlhoNele – MARCELO TAMANDARÉ


O elenco do Iguaçu é repleto de bons jogadores com bastante experiência no futebol profissional. O sistema defensivo conta com os trabalhos de alguns jogadores que vem se destacando na competição. Porém, é o sistema ofensivo que vem fazendo a diferença na campanha do time.

Entre as equipes classificadas para a segunda fase o Iguaçu tem o melhor ataque. São 23 gols em 11 partidas, média superior a dois por jogo. Os maiores responsáveis pela festa dos torcedores são Marcelo Tamandaré e Altair. A dupla marcou 13 destes gols e o artilheiro é Tamandaré com sete. O jogador que disputou por anos o futebol profissional é ídolo no México e possui uma legião de fãs, onde defendeu a camisa do Atlético San Luis.

“Nossa equipe sempre jogou no ataque com vontade de fazer os gols. Eu e o Altair a cada jogo nos entrosamos mais, coisa que começou lá no Fanático (Campo Largo) na Taça Paraná. O Altair é um craque de bola e realmente ele facilita muito as coisas. Sem falar que ainda temos o Adriano , o Ge e o Laercio para o ataque que possuem muita qualidade”, contou Marcelo Tamandaré.

Para esta segunda fase o camisa 10 Alvinegro prega respeito aos adversários, mas garante que a equipe está focada para brigar pelo título.

“Independente dos adversários que iremos enfrentar na próxima fase nossa equipe esta focada com um só objetivo que é o de chegar as finais. Os três times que enfrentaremos vem crescendo com a competição e por isso temos que respeitar todos eles! Temos consciência de que o nosso plantel é forte e tem capacidade de continuar jogando bem e obtendo vitorias”, analisou o artilheiro.




Por @Gui__Becker