sábado, 7 de dezembro de 2013

TRIESTE É O CAMPEÃO DA SUBURBANA 2013

(Foto: Guilherme Becker)
Na tarde deste sábado (7) a equipe do Trieste venceu o Santa Quitéria e conquistou seu 12º título do Campeonato Amador de Curitiba. Após um empate em 2 a 2 no tempo normal mais 30 minutos de prorrogação foram necessários para descobrir quem ficaria com o troféu. Apesar de jogar fora de casa e com um jogador a menos, a equipe de Santa Felicidade marcou aos 15 minutos do segundo tempo da prorrogação e garantiu a festa italiana.

A terceira partida da final ocorreu debaixo de uma constante chuva. Com o gramado bastante prejudicado, as duas equipes apostaram nas bolas paradas e nos levantamentos na área para buscar o gol. E mais uma vez, o que não faltou foram emoções. Depois de estar perdendo por 2 a 0, novamente o Santa Quitéria buscou o resultado necessário para levar a partida para a prorrogação, mas em um chute exímio no final dos acréscimos Marquinhos Lima garantiu a taça para o Trieste.

VISITANTE INDIGESTO

(Foto: Guilherme Becker)
A partida começou com o Santa Quitéria tomando as principais ações ofensivas. Jogando em casa, após cumprir suspensão na última partida, a equipe Verde e Amarela assustou o goleiro Diego nos minutos iniciais. Mas, aos oito minutos, na primeira chegada dos visitantes, Marquinhos Lima cobrou escanteio e Alisson, livre na grande área, cabeceou para o gol e abriu o placar. Na sequência os donos da casa quase empataram, porém Flamarion foi travado dentro da pequena área na hora do chute.

A partir dos 30 minutos o jogo caiu em emoção. O Quitéria abusava dos lançamentos longos e das bolas alçadas na área procurando o atacante Dinda que pouco assustou na primeira etapa. Aos 45 minutos, em uma saída errada da zaga dos donos da casa, Elton lançou Pequi que passou por dois marcadores e ampliou o marcados.

REAÇÃO DO SANTA QUITÉRIA

Torcida do Santa Quitéria fez a festa no estádio
(Foto: Guilherme Becker)
Na segunda etapa o Quitéria se lançou ao ataque deixando o jogo mais aberto. O Trieste voltou com Geraldinho em campo e apostou nos contra ataques. Aos 13 minutos, Pequi foi lançado, driblou três marcadores e perdeu a chance de ampliar o marcador. Na saída de bola, Jhonatan recebeu lançamento no ataque e aproveitou a zaga aberta do Trieste para diminuir o placar. O gol esquentou a partida, aos 20 minutos Geraldinho e Edinaldo acabaram sendo expulsos após trocarem pontapés no chão.

O Santa Quitéria cresceu na partida, e motivado pelo resultado do jogo anterior não deixou de acreditar. Aos 38 minutos, após uma entrada forte, Bezerra do Trieste também foi expulso, deixando os visitantes com um a menos. Já nos 45 quando poucos acreditavam, Feijão fez boa jogada pela direita, entrou na área e foi derrubado, pênalti. Na cobraça o goleiro artilheiro Jonas, cobrou no canto direito e empatou a partida. Sem tempo para mais nada, a decisão foi para a prorrogação

FESTA NO APAGAR DAS LUZES

Nos 30 minutos decisivos da competição, o Santa Quitéria - que tinha um jogador a mais – pressionou a maior parte do tempo. O Trieste se mostrava satisfeito com o empate e parecia buscar a decisão nos pênaltis. Jhonatan, que já havia marcado no tempo normal, acertou a trave do goleiro Diego aos sete minutos do primeiro tempo. A equipe de Santa Felicidade quase não atacou e teve sorte dos atacantes do Quitéria não estarem em uma tarde inspirada.

Aos 15 minutos do segundo tempo, quando parecia que o título seria decidido nas penalidades, Marquinhos Lima cobrou uma falta de longe e estufou as redes, garantindo a taça para Santa Felicidade.

Trieste é o campeão da Suburbana 2013 (Foto: Guilherme Becker)

ALEGRIA E TRISTEZA

Após o apito final o gramado do Estádio Maurício Fruet ficou dividido. De um lado a festa dos vermelhos de Santa Felicidade, do outro a tristeza dos jogadores do Santa Quitéria que pareciam não acreditar no resultado. Após a vitória no segundo jogo da final, o Quitéria ganhou muita confiança para a decisão e os atletas estavam acreditando no título diante da torcida. Feijão, meia do Quitéria, estava desacreditado após a partida. “Não tem como explicar”, declarou o jogador.


O grande nome da partida final foi Marquinhos Lima do Trieste. O atacante que disputará o Paranaense 2014 pela equipe do Cianorte garantiu o título no último minuto. “A gente nunca deixou de acreditar e esse gol vem para coroar o campeonato”, disse o atacante que agora se prepara para o início do Campeonato Paranaense.
Equipe de Santa Felicidade comemorou o título na casa do rival (Foto: Guilherme Becker)


FICHA TÉCNICA:
SANTA QUITÉRIA 2 X 3 TRIESTE

Local: Estádio Maurício Fruet – Santa Quitéria
Data: 07/12/2013
Horário: 16h00
Árbitro: Rafael Traci

Gols: 0-1 Alisson aos 8 e 0-2 Pequi aos 45 do primeiro tempo; 1-2 Jhonathan aos 13, 2-2 Jonas aos 45 do segundo tempo; 2-3 Marquinhos Lima aos 15 minutos do segundo tempo da prorrogação.

SANTA QUITÉRIA: Jonas, André, Aroldo, Zico, Jhonatas; Flamarion, Massai, Feijão; Cristiano, Jonatan e Dinda. Técnico: Luisinho.

TRIESTE: Diego; Alisson, Carlinhos, Muriel, Anderson; Bizerra, Danilo, Fernando Miguel, Elton;  Pequi e Marquinhos Lima. Técnico: Ivo Petry. 

Por @Gui__Becker